22 de setembro de 2025
Edifícios antigos marcam a existência da humanidade, revelando uma visão privilegiada do nascimento e da evolução da arquitetura antiga e da forma como nossos antepassados viviam. Conheça agora 5 das 10 das construções residenciais mais antigas já descobertas - e que continuam de pé!
1️⃣ Çatalhöyük – Turquia
Konya | Cerca de 7.100 a.C.
Este assentamento neolítico é um dos primeiros exemplos de urbanismo do mundo, com casas justapostas feitas de barro e acessadas pelo teto, já que não havia ruas entre elas! Os arqueólogos descobriram afrescos, cerâmicas e objetos rituais dentro das residências.
2️⃣ Skara Brae – Escócia
Orkney Islands | Cerca de 5.000 anos
Considerada a “Pompeia da Escócia”, devido ao seu excelente estado de preservação, essa é a aldeia neolítica mais completa e bem conservada do norte da Europa. É formada por 10 casas interligadas, feitas de pedra, com mobílias esculpidas no próprio material. Foi descoberta após uma tempestade revelar parte do assentamento soterrado, sendo mais antiga do que Stonehenge ou a Grande Pirâmide de Gizé.
3️⃣ Matera – Itália
Basilicata | Desde o período paleolítico
Uma das cidades mais antigas do mundo, composta de casas escavadas na rocha calcária (os famosos “sassi”) em cerca de 12 níveis. Hoje, muitas delas foram transformadas em hotéis e museus.
4️⃣ Jericó – Cisjordânia
Palestina | Cerca de 9.000 a.C.
É considerada a cidade mais antiga continuamente habitada do mundo e, por situar-se 270 metros abaixo do nível do mar, é também a cidade mais baixa do planeta. Foram identificados restos de mais de vinte civilizações, sendo que os primeiros assentamentos contavam com casas circulares feitas de barro.
5️⃣ Cliff Palace – Estados Unidos
Colorado | Cerca de 1.200 d.C.
A maior habitação em penhasco da América do Norte foi construída pelo povo Ancestral Pueblo. Trata-se de um conjunto de mais de 150 cômodos esculpido nas falésias do Parque Nacional de Mesa Verde. As moradias foram adaptadas para proteção contra inimigos e condições climáticas desfavoráveis.
6️⃣ Aït-Ben-Haddou – Marrocos
Região de Ouarzazate | Século XI
Essa vila fortificada de barro é constituída por um grupo de várias pequenas fortalezas, ou casbás, sendo declarado Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi o cenário de vários filmes, como Gladiador e Lawrence da Arábia, e ainda abriga famílias locais que vivem em estruturas preservadas há quase mil anos.
7️⃣ Knap of Howar – Escócia
Ilha de Papa Westray | Cerca de 3.700 a.C.
Fazenda neolítica que é, provavelmente, a residência de pedra mais antiga da Europa, com duas construções adjacentes preservadas, sem janelas e com os portais voltados para o mar. Seus habitantes pescavam, cultivavam cevada e trigo e criavam gado, ovelhas e porcos.
8️⃣ Shibam – Iêmen
Província de Hadramaut | Século XVI (fundação milenar)
Trata-se de uma das primeiras cidades do mundo a usar arranha-céus de barro, com até 7 andares. Por isso, é conhecida como “a Manhattan do deserto”, apresentando até hoje uma silhueta característica e única, sendo o mais antigo e significativo exemplo de projeto de urbanismo vertical.
9️⃣ Taos Pueblo – Estados Unidos
Novo México | Mais de 1.000 anos
Trata-se da única comunidade nativa americana viva. A vila indígena é formada por moradias e edifícios cerimoniais de adobe (mistura de barro e palha), com vários andares e terraços.
🔟 Bam – Irã
Província de Kerman | Desde 500 a.C.
A citadela de Arg-é Bam é um antigo conjunto de casas e fortalezas de barro, que se manteve em pé por milhares de anos, até ser parcialmente destruído por um terremoto em 2003. A cidade foi reconstruída, com as obras sendo concluídas em 2018.
Hoje, muitas destas construções são tombadas como patrimônios históricos. Em comum, todas utilizam materiais locais e naturais, como barro, pedra, madeira, sendo que as construções sempre levavam em conta o clima e a geografia.
🤩 Gostou das curiosidades? Está em busca de um imóvel assim, feito para durar, com muita qualidade e confiança? Então conheça os imóveis da Valphi.
Confira esta publicação completa no nosso Instagram, clique aqui e siga-nos por lá!